Igreja Episcopal Anglicana do Brasil . Diocese meridional
 
 
home eventos
Igreja Episcopal Anglicana do Brasil . Símbolos
 

A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) acredita que Deus é o Criador de todas as coisas e que esse Deus está sempre se revelando na sua criação. A Igreja expressa essa verdade por meio da riqueza de sua adoração e do permanente uso dos dons terrenos, que Ele nos concede: os edifícios, os templos, a música, a arte sacra, os paramentos e outros elementos de uso litúrgico. As flores, as velas, os símbolos e outros objetos que ornamentam o altar embelezam a Igreja e simbolizam a alegria do povo pela ressurreição de Cristo e a verdade de que Jesus é a luz do mundo.

Uma vela, por exemplo, acende milhares de outras velas, sem perder a sua intensidade. Assim também o Espírito Santo infunde a fé em milhares de corações sem perder o seu poder.

As cores do altar e os paramentos do oficiante representam os grandes temas do evangelho e da vida cristã. Entre esses grandes temas, podemos citar a penitência, o sacrifício, a pureza de vida, a vitória sobre o pecado e sobre a morte e a tão desejada e impossível perfeição. As cores mais comuns são o branco que simboliza o Espírito Santo e o verde (a cor da natureza) que representa a universalidade e a esperança. As vestes usadas pelo oficiante, em obediência a um antigo costume da Igreja, simbolizam a natureza e a função do ofício sacerdotal e não a importância da pessoa. As vestes lembram também a natureza democrática da Igreja: os que ocupam o mesmo cargo exercem a mesma função se vestem da mesma maneira.

A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) possui seu logotipo ou símbolo. Ele é formado por uma flâmula ou bandeira estilizada, nas cores vermelho e azul, sobre a qual foi colocada uma cruz, histórico emblema do Cristianismo. As cinco estrelas acesas representam o Cruzeiro do Sul e nos lembram que foi em terras brasileiras, no sul do país, que a Igreja Episcopal iniciou o seu trabalho de evangelização. Foi usado pela primeira vez em 1990, por ocasião das comemorações do seu primeiro centenário.

 

 

 
 
 
© 2008 Igreja Episcopal Anglicana do Brasil . Diocese Meridional . desenvolvido por k.design