Igreja Episcopal Anglicana do Brasil . Diocese meridional
 
 
home eventos
Igreja Episcopal Anglicana do Brasil . Doutrinas Básicas
 

A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) expressa a sua fé nas palavras de dois grandes credos históricos do Cristianismo: o Credo Apostólico e o Credo Niceno. Esses dois documentos credais foram escritos no tempo da Igreja indivisa e constituem a confissão normativa da fé católica ainda hoje. Mesmo reconhecendo que as afirmações humanas sobre a natureza de Deus não são suficientes para expressar toda a verdade sobre Deus, sobre o mundo e sobre a própria vida. A IEAB estimula o estudo e a pesquisa sobre a verdade em todos os campos do conhecimento humano. Não antepõe limites ao estudo e à investigação honesta, e favorece o uso da razão como faculdade dada por Deus para enriquecer e ampliar a verdade revelada. Acredita que o Espírito Santo guia e orienta os homens na busca da verdade, capacitando a Igreja a relacionar a verdade humana com a verdade de Deus revelada em Jesus Cristo. Uma das principais características das igrejas episcopais ou anglicanas é a sua abertura para as coisas novas, sem esquecer o passado. Para definir essa atitude democrática e liberal, os ingleses usam a palavra comprehensiveness, que o teólogo anglicano brasileiro Jaci Correia Maraschin traduziu por inclusividade. Com esta palavra, segundo o mesmo teólogo, os episcopais ou anglicanos querem expressar a sua franca disposição de incluir na experiência cristã a longa erica tradição católica da igreja universal e, ao mesmo tempo, se abrir às descobertas da Reforma e às coisas novas que o Espírito Santo está sempre nos indicando.
A IEAB tem na Bíblia a principal fonte de doutrina, cujas páginas registram os fundamentos históricos do Cristianismo, embora de maneira não exclusiva. A tradição cristã abrange um conteúdo muito maior do que a Bíblia pode conter. Na tradição está incluída a valiosa contribuição dos grandes santos e pensadores cristãos, a milenar liturgia, o tesouro devocional acumulado durante séculos e as implicações morais da fé cristã na vida diária dos cristãos. A IEAB acredita que as Sagradas Escrituras contêm todas as doutrinas necessárias para a Salvação e nada que nelas não possa ser lido ou provado por elas pode ser considerado como artigo de fé ou necessário para a Salvação.

 
   
© 2008 Igreja Episcopal Anglicana do Brasil . Diocese Meridional . desenvolvido por k.design