Igreja Episcopal Anglicana do Brasil . Diocese meridional
 
 
home eventos
Diocese Meridional . Bispo Diocesano
 

O atual bispo diocesano é Dom Orlando Santos de Oliveira, que iniciou o seu episcopado, como bispo coadjutor, em 1997. Tornou-se bispo diocesano em 1998, com a aposentadoria de Dom Cláudio Vinicius de Senna Gastal. De 2003 até 2006, foi o primaz de toda a igreja brasileira.
O lema escolhido por Dom Orlando para o seu episcopado é “Que todos sejam um” - João 17:21. Ele deseja que o seu ministério episcopal ajude na unidade do Corpo de Cristo, e que a sua diocese possa viver a multiplicidade das muitas figuras e cores, enraizada na Santa Trindade Divina, e que, juntamente com ela, possa cumprir a vontade do Senhor da Igreja e da História.

No brasão episcopal podemos encontrar os seguintes elementos: a Cruz, cujos braços são figuras humanas de diferentes cores, representando a diversidade da humanidade e, conseqüentemente, da igreja diocesana, seja em raça, situação social, gênero, dons e ministérios; as quatro figuras estão estreitamente unidas ao centro, por um círculo que contém em seu interior três figuras, simbolizando a Santíssima Trindade: a mão, o Deus Pai; a pomba, o Deus-Espírito Santo; e o monograma, o Deus-Filho, Jesus Cristo. A Trindade significa tanto a origem do novo bispo, que foi “buscado” na Catedral da Santíssima Trindade, igreja-mãe dos anglicanos brasileiros, como também, um símbolo de unidade que todos devemos ter como povo de Deus; unidade esta espelhada na Trindade Santa: Pai, Filho e Espírito Santo, a comunidade perfeita; uma Unidade solidária, isto é, unidade resultante de relações de comunhão entre pólos distintos e eternamente irredutíveis entre si.

 

 

diretório da DM

 

   
© 2008 Igreja Episcopal Anglicana do Brasil . Diocese Meridional . desenvolvido por k.design