Igreja Episcopal Anglicana do Brasil . Diocese meridional
 
 
home eventos
Igreja Episcopal Anglicana do Brasil . Diocese Meridional
 
 

Comissão de Ministério

Mandato Canônico da Comissão

CÂNON 20  -Da Comissão de Ministério
Art. 1º - A Comissão de Ministério é a comissão diocesana destinada a auxiliar, em caráter permanente, o Bispo Diocesano nas seguintes atividades:
a) identificação das necessidades, presentes e futuras, do Ministério Ordenado e do Ministério Leigo na diocese;
b) seleção e recrutamento de pessoas para o Ministério Ordenado;
c) entrevista e orientação aos Postulantes ao Ministério Ordenado, Candidatos às Sagradas Ordens, Diácono(a)s do Ministério Regular e Diácono(a)s e Presbítero(a)s do Ministério Ordenado Local em seu preparo;
d) promoção de programas especiais de aperfeiçoamento teológico do clero e laicato da Diocese;
e) coordenação do Centro Diocesano de Estudos Teológicos;
f) definir, junto com o Bispo Diocesano, o processo e os critérios de avaliação do ministério episcopal e de todo o clero, realizado a cada três  (03) anos, conforme determina o artigo 9º do Cânon 10, Capítulo III, dos Cânones Gerais da IEAB.
Parágrafo único - A Comissão de Ministério trabalhará em conjunto com a Junta de Capelães Examinadores sempre que solicitada pela mesma ou pelo Bispo Diocesano.
Art. 2º - A Comissão de Ministério é constituída por três (02) presbítero(a)s e (02) leigos(as), nomeados pelo Bispo Diocesano, pelo período de três (03) anos, com homologação pelo Concílio.
Art. 3º  - A Comissão de Ministério deve prestar relatório anual de suas atividades ao Concílio.

 

  Forma de Funcionamento  
 
Um dos componentes clericais da Comissão ocupará o cargo de “presidente” coordenando os trabalhos e convocando as outras pessoas que dela fazem parte para reuniões regulares e/ou extraordinárias. O/a Presidente da Comissão de Ministério fará parte também da Comissão de Planejamento Pastoral e Missão (CPPM) segundo prevê o Cânon 8 (Art. 2o parágrafo único).
 
 
Nas reuniões mensais tratam-se as questões referentes ao processo vocacional de ministros/as leigos/as, aspirantes, postulante e candidatos/as às sagradas ordens, processos de estágio e avaliação e perspectivas de aprimoramento do atendimento pastoral na Diocese.
 
 
Em entrevistas com aspirantes, seminaristas e postulantes, há momentos de oração, informação, reflexão e orientação, buscando dar para a pessoa vocacionada os subsídios necessário para a busca de um ou mais ministérios compatíveis com a estrutura e forma de ser da Comunhão Anglicana, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e a realidade da Diocese Meridional.
 
 
Promovendo encontros ou reuniões coletivas de pessoas que desenvolvem diferentes ministérios na Diocese.
 
 
Faz através da presidência da mesma, a intermediação de relacionamento e de convênios com organismos diocesanos e entidades colaboradoras para permitir a avaliação psicológica, acadêmica e pastoral das pessoas vocacionadas.
 

Qualquer pessoa do Clero ou Laicato, que se sinta vocaionado para um ministério específico dentro da Diocese Meridional, pode procurar o Assessoramento e Orientação desta Comissão

Fazem parte da Comissão de Ministério:

Rev. Humberto Maiztegui Gonçalves
Rev. Jerry Andrei dos Santos
Prof. Vera Lucia Simões de Oliveira
Prof. Julia Morockzuck

Contato
Presidente | Revdo. Dr. Humberto Maiztegui Gonçalves

email | humbertox@uol.com.br

ou através do Escritório Diocesano : ieabdm@terra.com.br

 

  Igreja Episcopal Anglicana do Brasil . Diocese Meridional
   
© 2008 Igreja Episcopal Anglicana do Brasil . Diocese Meridional . desenvolvido por k.design